Análise
estratégica em Gestão de Pessoas
Capital
humano, ativos intangíveis. Como lidar com estes ativos cada vez mais exigentes
e com nível de mentalidade mais multidisciplinar?
O
cenário econômico vive momento de oscilação que impacta nos processos
organizacionais, fazendo trilhar por um pensamento gerencial empreendedor com o
intuito de solucionar os impasses que o mercado impõe.
A
entrada em novos mercados requer um planejamento preciso sobre ângulo como:
pessoas, oportunidade e recursos. O modelo Timmons uma alternativa que, os
gestores tracem essa ferramenta na sua pesquisa de mercado para galgar outros
patamares, mas de forma consciente e assertiva. Com este modelo, o gestor deve
fazer o alinhamento no plano de negócio, engessando o modelo 3 M.
Para
toda grande mudança é preciso que a empresa estruture estrategicamente, faça
algo imprescindível caso almeje expandir seus negócios. Deste modo, as pessoas
é que farão a transformação daquela idéia numa ótima oportunidade,
possibilitando o avanço do negócio empresarial.
Como
todo o acontecimento de mudança requer uma atenção especial para as equipes de
trabalho, formada por um corpo multidisciplinar que agregue valor à empresa. É
sabido que as organizações têm enfrentado dilemas e que precisam saber lidar
com a situação da VUCA – Volatilidade, incerteza, complexidade e ambigüidade
para o real entendimento do mercado, como as pessoas bem comprometidas e
engajadas, quais as coisas venham dar certo nas mudanças nas esferas
organizacionais.
No
universo do empreendedorismo, o economista Joseph Schumpeter destaca que
empreender destina a assumir riscos calculados. Isso sinaliza que empresários e
empreendedores necessitam ter um olhar mais à frente, mas colocando tudo na sua
arquitetura organizacional, alinhado com o ativo intangível, essencial para que
as mudanças ocorram da melhor forma possível.
As
pessoas têm um saber que quase impossível copiar, pois cada indivíduo tem algo
acrescenta e que este pode incutir positivamente e negativamente para o sucesso
organizacional. Para isso é necessário que, o gestor de pessoas saibam lidar
seus ativos e otimizar formas que as pessoas exponham o seu melhor no espaço
empresarial.
Conforme
Andre Fischer (2002) apud Dutra (2017, p. 18), “o modelo de gestão de pessoas pode
ser entendido através da maneira pela qual a organização gerencia e orienta o
comportamento humano no trabalho”. Para que as pessoas venham atender as
expectativas da empresa é necessário uma definição de princípios, estratégias,
políticas e práticas, além de atentar-se para a influência da tecnologia,
dinâmica organizacional de trabalho, cultura organizacional, estrutura e
contexto em que a empresa está inserida.
Assim,
o gestor de pessoas precisa dar um direcionamento às pessoas, a fim de integrar
nos processos, fazendo com que caminhem em direção a empresa, bem como a
empresa em direção as pessoas. São vários aspectos de orientação às mudanças
concernentes as pessoas para o enfrentamento do novo como: avaliação das
pessoas, ações gerenciais decorrentes da avaliação e diálogo de desenvolvimento
de trabalho e carreira dos profissionais.
A
contribuição do capital humano na abertura de novos negócios considerado
fundamental, mas como já citado, as pessoas necessitam estarem bem
desenvolvidas engajadas com os objetivos da empresa.
Para
a realização do pleito de mudanças e expansão dos negócios, o gestor precisa
ter um pensamento empreendedor, que tem o significado importante para a questão
da pesquisa de mercado, análises, estudos, planejamento e a formação de uma boa
equipe. Pensando que a empresa venha a não contratar ninguém, haverá
necessidade de realizar um trabalho efetivo com os funcionários, fazendo um
processo de análise, avaliação para identificar perfil de comportamentos e
competências. Atualmente tem várias ferramentas para identificação do perfil
adequado para formação de uma equipe de alta performance, como blockchain.
Destaca
Dutra (2017, p. 48):
O investimento efetuado pela sociedade como
um todo no desenvolvimento das pessoas será menos no conhecimento (saber) e na
habilidade (saber fazer) e mais na competência (capacidade das pessoas na
articulação de conhecimentos, habilidades e atitudes no contexto em que se
inserem).
Percebe-se
como a gestão de pessoa está num ambiente em constante transformação
acompanhado as tendências do mercado. Há necessidade para a formação de uma
equipe de alta performance a conciliação de expectativa, gestores e lideranças
serem mediadores desse processo. Existem diversas ferramentas em que se podem
extrair os conceitos de competências diferenciadas que as empresas requerem
para o processo de mudança.
Para os gestores de pessoas que almejam monitorar
um perfil profissional com múltiplas competências e identificar traços
precisos, existem tecnologias disponível no mercado, segundo dado do artigo
“Recrutamento e Seleção com IA” (MARINO, 2020), que faz menção as seguintes
ferramentas:
- Inteligência Artificial (IA), que processa os
dados e currículos.
- Big Data, que auxilia na automação da triagem
dos currículos.
- Blockchain, que oferece um registro confiável
do perfil dos candidatos.
- Geolocalização, que apoia a realização de
videoconferência com um grupo de pessoas.
- Ferramentas de vídeos, testes on-line,
uso de simuladores e realidade virtual, que ajudam nas análises de perfil
e de comportamento.
Além das
ferramentas relacionadas para recrutamento e seleção, o gestor de pessoa pode
utilizar ferramentas como o scorecard para avaliação do desempenho do seu
funcionário interno, para identificação de um perfil mais condizente com a
realidade do mercado, que possa agregar valor incalculável à organização com
sua forma de fazer a coisa acontecer.
Assim, para que a empresa queira
posicionar, bem como sobreviver neste mundo de alta competitividade em todos os
sentidos será preciso ter uma pensamento fora da caixa, pensando além daquele
universo que se encontram. É preciso criar uma rede interna fortalecida, como
entender o cenário de mudanças do mercado. Sabendo que para avançar em seus
negócios e sucesso está nas pessoas, por isso da suma relevância de realizar um
treinamento e desenvolvimento contínuo com sua equipe, realizando ações já
citadas no texto, como alinhar com aprendizado constante com os fundamentos
conceituais de gestão pessoas com planejamento, gestão e estratégia que busquem
soluções assertivas no âmbito empresarial.
As organizações necessitam em incutir
nos seus universos de pessoas e planejamentos, ações que visem o
empresariamento dos seus colaboradores, com quantidade, mas principalmente, em
qualidade. É necessária uma criação de uma fábrica de lideres empreendedores
internos, com isso as empresas terão como alcançar seus resultados almejados
com estratégias e um desempenho além do esperado.
Referência
DURTA, Joel Souza, Tatiana Almendra,
Gabriela Almendra. Gestão de pessoas:
realidade atual e desafios futuros. _ São Paulo: Atlas, 2017.
Comentários
Postar um comentário