LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL NA PANDEMIA
LIDERANÇA
TRANSFORMACIONAL NA PANDEMIA
Os
fenômenos complexos relacionados com a dinâmica de novos ecossistemas,
turbulência no mercado, variações diversas ocorrendo numa velocidade
ressignificado ao novo mundo VUCA. O mundo da volatilidade, que realiza algo agora, logo mais tem outra forma sendo esquematizado. As mudanças
surgindo e mudando muito rapidamente. A teoria das incertezas de Heisenberg
está valendo para o momento, quais os direcionamentos do cenário é instável,
oscilante, tomando os riscos mais temorosos do que as incertezas que fazem
parte da vida e organizações. O caos da complexidade, tudo relativo, guiando-se
para um percurso mais melindrado, os resultados dos fenômenos são mais
conturbados, a computação com seus algarismos gráficos e engenhosos, que
ressalta uma ordem da subjacente caos da complexidade. Decisões cada vez mais
ambíguo, várias formas de pensamentos. Ações, posições. Não existe um único ou
ideal estilo de fazer ou liderar sua vida e carreira pode-se assim colocar.
A
liderança nas organizações precisará caminhar, com perfis de entendimentos
complexos sobre diversos ângulos, se já percebia esta questão, necessitará
levar com mais profundamento e consistência.
Quando
reporta-se a forma que a Suécia e Itália estão conseguindo mitigar os impactos
da pandemia na economia, nas pessoas, percebe-se um estilo de olhar e perceber
as coisas um viés mais crítico e transformacional.
Houve
a necessidade da legitimidade de uma liderança mais sensível e equilibrada para
o momento. As organizações vivem em um ambiente de transformação que vem
exigindo respostas rápidas e efetivas.
Incertezas
e ambigüidades são questões que os líderes, gestores deverão saber contornar e
agir adequadamente. Todavia, direcionar equilibrando as coisas, pensando na
questão das emoções do outros, o quão aquela decisão vai impactar de forma
positiva ou negativa nas pessoas nos espaços organizacionais, bem como fora
dela. Assim, o papel da liderança nas empresas durante e pós-pandemia será de
real importância.
A
Suécia adotou pacote antes crise, que vem driblando os impactos da crise. A
Itália está conseguindo aos poucos caminhar no cenário, aprendendo com os erros
anteriores e levando mais arrisca as questões sociais e as influências do meio
em suas decisões, decisões pautadas nas medidas de órgãos que percebem a
questão com mais afinco. Diante disso, estão tendo sabedoria de lidar com a
situação.
Os
dois países, o governo apresentou propostas de crise, implementando medidas
certas no momento certo. Percebe-se o quão a administração, os conceitos estão
intrincados na forma de posicionar e coordenar as questões, quando uma
liderança direciona seu conhecimento de forma assertiva.
O momento
de crise, vislumbra o quão é preciso uma nova perspectiva nos espaços
organizacionais, exigindo mais coerência e objetividade, mais também
sensibilidade, humanização da gestão, alinhando com um perfil comportamento
transnacional e transformacional.
É
perceptível, que os líderes estão percebendo que a implementação eficaz da
tecnologia, inovação é absolutamente importante, realizável com uma boa forma
de fazer a coisa equilibradamente. Nada radical, tudo dosadamente. Surge uma
necessidade de fazer a coisa de forma mista, hibrida e preparamento para tal.
Um exemplo, a questão do home-office, reuniões por aplicativos como zoom, vantajosos,
mas tem a questão do colaborador ficar dispenso com algum outro aplicativo no
meio da reunião, se esta não tiver uma dinâmica alinhada. Novas formas de
trabalhos, novos clientes, novas formas de vender e fazer o marketing
diferenciado.
Atualmente,
as pessoas estão vendendo produtos e serviços, em maioria acaba confundindo
isso com relacionamento. Isso não é relacionamento, meramente venda. O
networking é uma conexão mais profícua. É necessário ter uma conexão
verdadeira.
O
cenário requer mudanças, mas vamos levar em consideração “o efeito borboleta”,
o que as pessoas estão sentindo, você as conhecem. Traçar um relacionamento um
contato. A liderança transformacional neste momento é importante. As oscilações
que estão ocorrendo vão precisar argüir destas formas mais estratégicas de
agir, tomar decisões, trabalhar consciente, as emoções e ajudar seus liderados
a seguir e alcançar os objetivos da empresas.
Os
resultados, entendimento do cenário internacional como estamos referenciando-os
e fazendo um benchmarking de seus negócios, da forma que estão resilientes em
encontrar soluções para as circunstâncias que estão interferindo num processo
crescente.
Como
diz o provérbio: “A melhor época para plantar uma árvore foi há 20 anos atrás;
o segundo melhor tempo é agora”. Ainda não é tarde para começar a construir sua
rede de network, uma pessoa de cada vez.
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