Consultoria em Orientação de Carreira

Carreira um termo que traduz uma idéia de caminho a seguir, que para muitas percebem-se as inquietações, interrogações da vida profissional. Desde o ambiente familiar recebemos instruções e sugestões, até cobrança da carreira da formação. Os jovens iniciam seus estudos para uma vida focada nos estudos, pensando nos demais passos. Na Faculdade alguns chegam com uma certeza, mas que vai transformando e as aptidões se delineando.

Já formado adentra no mercado de trabalho ingressa numa empresa e muitos começam a trabalhar em algo que não tem identificação, e como algumas empresas não tem um plano de carreira, tem funcionários insatisfeitos nas suas áreas de trabalho, acaba perdendo bons profissionais. Atualmente, as pessoas estão trilhando para algo desafiador, constantemente. A geração Z não tem medo da descontinuidade. Diante disso, as empresas que almejam reter seus talentos é preciso ter políticas de gestão de carreira solidadas e com planos que atendam os objetivos individuais, o qual o colaborador com isso poderá caminhar em direção aos objetivos da empresa.

É necessário que as empresas tenham setores que se comuniquem com as mais atuais ferramentas de direcionamento, aconselhamento profissional para instigar e satisfazer os funcionários como as ferramentas blockchain, grow que auxiliará gestores na captação, treinamento e gerenciamento de carreiras dos funcionários.

O mundo vive numa acirrada competição e com isso gerando pessoas com inúmeras inquietações. A desmotivação profissional, a falta de perspectiva e ascensão profissional faz com que bons funcionários deixem seus trabalhos, seja porque não se identifique com a cultura, a liderança exposta na empresa que não tem um olhar sensível para os funcionários. Profissional que estão numa área há muito tempo e tem o desejo de ramificar para outro, contudo, o que percebe-se nas empresas é a falta de uma administração que realize adequadamente o gerenciamento de carreira.

Os funcionários que ganham altos salários, mas que estão em áreas que não é seu sonho, muito que trabalha por obrigação e não por paixão.

Em razão de tantas mudanças comportamentais e de mentalidade há uma preocupação de uma minoria das empresas para questões de insatisfação do profissional, mas precisa-se fazer mais. As empresas necessitam ter uma área de gestão de pessoas que saibam lidar com gente, expor e explicar políticas assertivas, como avaliação de desempenho, desenvolvimento e treinamento, promoção, progressão funcional, aconselhamento de carreira, pesquisa de clima, para que assim possa mensurar e identificar perspectiva dos seus funcionários da geração X, Y e Z, utilizando formas para os diversos grupos, gerações que tem nos espaços empresariais.

Num contexto atual, o protagonismo das pessoas em relação ao seu desenvolvimento e à sua carreira ganha espaço. Segundo Dutra (2017, p. 113) “o protagonismo está associado à ideia de termos um projeto profissional consciente; significa sabermos onde e como queremos chegar e agir de forma consciente e coerente com o nosso propósito”.

A carreira é uma estrada a ser percorrida, a qual terá alguns percalços, desafios nessa trajetória. Quando percorremos um caminho vamos ter uma jornada de vida e carreira, que não é fácil para ninguém. Porém, um projeto profissional é algo fácil e estar ao alcance de todos bastam ter um olhar para com a honestidade e respeitarmo-nos, enquanto, pessoas, humanos. Assim, conseguiremos enxergar com mais clareza as oportunidades ou as possibilidades e criar oportunidade. Precisa-se ter cuidado ao pensar na carreira e pensar no futuro e nas suas bases movediças.

Para Dutra (2017, p. 119) “há uma tendência de escolhermos nossas atividades dentro da nossa região de preferência profissionais; sempre que saímos dessa região, entramos em trabalhos que nos causam grande sofrimento profissional.”

Fazendo-se uma analogia para a gestão de carreira no passado não tão distante percebe-se que há nas empresas uma preocupação maior com a carreira dos seus funcionários. A importância da carreira cada vez mais desponta como um diferencial, com os principais agentes do sistema de pessoas, na questão orientação das pessoas que são as pessoas responsáveis por criar sua carreira, e a empresa criar formas de estimular e apoiar as pessoas no seu protagonismo. Dutra (2017, p. 117) “com a volatilidade cada vez maior das informações e do conhecimento, as pessoas necessitarão dar foco no seu aprendizado, nas suas redes de relacionamentos em sua área de especialização”.

Assim, no caso de várias empresas podem realizar um recrutamento interno com seus funcionários, que traz vantagens significativas, na auto-estima, satisfação e sentir que a empresa tem a credibilidade com seus colaboradores. Alinhado com a avaliação de desempenho, que venha diagnosticar performances profissionais e perfis adequados ao cargo a ser pleiteado e/ou a promoção funcional de forma justa. E outro ponto importante, é a questão do planejamento de carreira, que não está somente na adolescência, mas em todas as fases, como já exposto, vive-se as oscilações, e os profissionais precisam readequar-se sempre, criando novas formas profissionais e municiando de conhecimento e informação em áreas diversas. Ressignificando os seus valores técnicos, competências e habilidades profissionais e ter a inteligência emocional qual caminho deseja seguir

 

Referência

DURTA, Joel Souza, Tatiana Almendra, Gabriela Almendra. Gestão de pessoas: realidade atual e desafios futuros. _ São Paulo: Atlas, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira subjetiva e objetiva